A definição de Dor

A Definição Científica

Dor é uma experiência emocional e sensorial subjetiva desagradável associada à real ou potencial lesão tecidual, ou descrito em termos de tal lesão. Essa é uma definição elaborada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) em 1994. A dor pode ser dividida em aguda e crônica.

O Que é Dor?

Dor é um sintoma físico desconfortável, ou seja o corte na perna causa desconforto do tipo queimor, pontada, latejante, etc na perna. Mas, também causa um desagrado emocional, ansiedade é o mais comum na dor aguda. A ansiedade se origina do temor associado a essa lesão. Será que a lesão é grave? Será que essa dor não vai parar ou piorar? Será que eu vou conseguir andar? Será que a lesão vai infectar? E outras dúvidas e ansiedades que surgem quando somos submetidos à uma dor.

Continuando na descrição científica que diz, que a dor pode ser “associada à real ou potencial lesão tecidual, ou descrito em termos de tal lesão”. A dor pode ocorrer até na ausência de “lesão real”, isso ocorre na dor crônica. A dor crônica tem uma duração maior que 3 meses que se estabelece apesar da cura da lesão que originou a dor. Por exemplo, uma dor crônica muito frequente é a dor pós amputação de uma perna, passado alguns meses ocorre a cicatrização no coto de amputação, não havendo mais lesão real, no entanto a dor persiste.

O Que é Dor Aguda?

Dor que surge após lesão tecidual, após corte, fratura, inflamação, e outros. Desaparece após a cura da lesão (correção da fratura) ou doença causadora (tratamento da gastrite). Tem função de alerta, ou seja avisa o organismo que algo está errado ou doente, obrigando-o a procurar ajuda e tratamento.

O que é Dor Crônica?

A dor crônica é aquela que dura mais de 3 meses, que persiste além do tempo razoável para a cura de uma lesão. Pode também ocorrer associada a doenças crônicas, por exemplo ao diabetes, ao câncer e outras. Uma vez instalada não tem função de alerta e é de difícil tratamento.

Leituras Complementares

Tratamento Multimodal da Dor